segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O povo do Nepal


O povo do Nepal

Os homens são baixos e atarracados, dão impressão de serem resistentes, apesar de serem quase todos magros. Tem pele escura, jambo. Eu vi apenas um nepalês careca, Kamal, o nosso guia. Calvice aqui é coisa rara.
Os homens nepaleses gostam de roupas coloridas, diferentes; calças jeans e camisetas de algodão com estampa. Porem usam roupas simples, dessas de liquidação na 25 de Março. Gostam de usar tênis ou sandálias do tipo São Francisco de Assis.


From gonepaltours.com
As mulheres gostam de vestir sáris, lindos e coloridos, porem de cores frias. Diferente dos sáris das mulheres indianas, de cores quentes e fortes.
Moças com trajes tipicos nepaleses, a moça que olha para camera tem uma tikka, que é a pinta na testa.

Os nepaleses em geral são tristes e taciturnos, tem um jeito de ingênuos, inofensivos. São meio robóticos, pensativos. Nos olham curiosos, acham a Solange bonita e ficam secando descaradamente. 
Tal qual no Brasil, não existe uma etnia dominante no Nepal, as pessoas são muito diferentes uma das outras. 

Sem dúvida a etnia mais famosa do Nepal é a sherpa. Eles vieram do Tibete, e se instalaram nos Himalaias. Ambientados em lugares altos, desenvolveram grande resistência física em temperaturas extremas (baixas e altas). São famosos pelos seus serviços de porter (carga). 

Moça sherpa - From gonepaltours.com
Sherpa porter - from gonepaltours.com

Chegamos numa época especial no Nepal (inicio de outubro). Era o período do festival  Dashain (ou festival Badadashain ou ainda Vijaya Dashami) que faz parte do calendário religioso hindu. Nesse período de festas, que se repete anualmente, as pessoas se visitam, se reúnem e fazem juntos cerimônias religiosas de benção. É um período de confraternização e de adoração a alguns deuses . O guia nos explica que muita gente viaja nesta época, geralmente para visitar parentes distantes, que não se encontram com frequência. Vimos algumas manifestações públicas religiosas, por toda parte.
Várias pessoas estão com uma pinta vermelha na testa, que é feita pelos mais velhos nos mais jovens, num ritual de benção. Essa pinta, chamada de tikka, é feita de arroz e corantes.  Cerca de 85% dos nepaleses são hinduistas. O budismo tem forte influencia no Nepal, pois foi neste pais que nasceu Buda; os nepaleses tem imenso orgulho disso.

kathmandu nepal sherpa annapurna everest trekking 

Nenhum comentário:

Postar um comentário