sábado, 2 de fevereiro de 2013

Curiosidades do Nepal




Curiosidades do Nepal

Nepal´s curiosities

Nepal na Copa do Mundo


   O país nunca participou de uma Copa do Mundo FIFA, nem em eliminatórias, não tem federação,  nem tem muitos praticantes de futebol. Não vi ninguem jogando, nenhuma pelada. Voce já ouviu falar de algum craque nepalês ?
    Curiosamente, um comerciante que falava ingles fluente (coisa rara aqui no Nepal) me disse que os nepaleses são fissurados em Copa do Mundo. Esse comerciante tinha uma loja próxima ao nosso hotel, vendia muito aos hospedes, e por esse motivo (imagino) aprendeu um bom ingles.
    Segundo ele, o pais inteiro acompanha a Copa do Mundo e boa parte torce para o Brasil ou Alemanha. E durante os jogos do Brasil, o comércio fecha, tudo para !! Foi muito esquisito ele citar craques brasileiros, comentar jogos, placares dos jogos do Brasil nas copas. Quem diria, até aqui no fim do mundo voce não escapa desse assunto.

Raksi - bebida nepalesa

Raksi é uma bebida alcóolica destilada, de produção domestica, tradicional no Nepal, Tibet e India. É clara (como a cachaça e a vodka), com sabor lembrando o saquê. É feita de painço ou arroz. Como não é produzida em escala industrial, cada raksi tem gosto característico, diferente. O sabor varia de acordo com o cereal utilizado na produção.
A CNN elaborou uma lista dos 50 melhores bebidas do mundo, e o Raksi figurou em 41º. Colocado.
Devido a sua popularidade, vários grupos de propaganda contra o consumo de álcool surgiram no Nepal. Apesar disso, o raksi continua sendo um importante item em vários ritos religiosos e eventos sociais, com a alegação de ter propriedades antisepticas.

Mulher fazendo raksi - woman making raksi

Painço - millet

Painço - millet

Mulher fazendo raksi - woman making raksi

Making raksi


O massacre da família real nepalesa


    Dipendra assassinou os membros de sua família num acesso incontrolável de raiva,  por causa do rancor que guardava sobre uma controvérsia sobre seu casamento. A noiva escolhida pelo príncipe era Devyani Rana, que havia conhecido na Inglaterra. Era filha de Pashupati SJB Rana, membro do clã indiano Rana, e os pais de Dipendra a consideraram não suficiente nobre para se casar com o príncipe herdeiro.

    Alem disso a família real Shah tinha animosidades contra a família Rana, apesar de reis e príncipes Shah tenham se casado quase exclusivamente com membros da da família Rana.

     O clã Rana ocupou com seus membros o posto de primeiro-ministro hereditariamente até 1951, sob o título de marajá. Os dois clãs tinham uma longa história de laços de casamento.

    De acordo com relatos oficiais, a mãe de Dipendra recusou durante meses sua escolha pela noiva, e então o príncipe-herdeiro massacrou sua família após entregar-se à bebedeira num jantar no palácio real. O príncipe herdeiro estava embriagado e incomodando os convivas. Foi então retirado a contragosto da sala de jantar por parentes, para um quarto. Saiu dali armado e iniciou a matança.  Tão logo aconteceu a tragédia, a namorada Devyani Rana deixou rapidamente o Nepal, por motivos de segurança e privacidade.

    Entre os mortos estavam seus pai rei Birendra, sua mãe rainha Aishwarya, seus dois irmãos e uma irmã; dois tios, duas tias e um primo, num total de 10 assassinatos. Alem disso, mais 5 pessas saíram feridas.

    Dipendra sobreviveu em coma durante três dias e foi proclamado rei em seu leito hospitalar. Morreu por causa de seus ferimentos em 4 de junho e foi sucedido pelo tio, príncipe Gyanendra do Nepal.

    Gyanendra Bir Bikram Shah, tio de Dipendra, assumiu o trono. Em fevereiro de 2005, ele dissolveu o parlamento nepalês, a fim de tornar-se soberano absoluto. Porem em 2008 a Assembleia Constituinte do Nepal declarou o fim da monarquia. Na ocasião, dos 601 membros da Assembleia, apenas 4 votaram a favor da continuidade da monarquia.

    Terminou assim o reinado da dinastia Shah, que iniciou se em 1559 e durou até 2008. Reinaram neste período 25 reis da família Shah.

    O ultimo rei, Gyanendra Bir Bikram Shah, mora atualmente no Palacio Nagarjuna, 8 quilometros a noroeste de Kathmandu.

    Em 2007 Devyani Rana casou-se na India, com um membro de uma família rica e influente. 


Dipendra e Devyani

Devyani Rana
Devyani Rana, foto recente







Nenhum comentário:

Postar um comentário