domingo, 3 de fevereiro de 2013

Cotidiano–cenas nas ruas

Gosto de fotografar cenas do dia-a-dia, mas não tenho talento para isso. As vezes fico temeroso das pessoas não gostarem de ser fotografadas, e usarem isso como argumento para me subtrair a camera fotográfica ou cobrar “direitos de imagem”  (isso já aconteceu comigo). É dificil um instantâneo bom, por que o ritmo da viagem é alucinante, não dá tempo para escolher melhores angulos, de esperar boa luminosidade; ou de parametrizar a câmera. Na maioria das vezes, a falta de um ângulo melhor é o maior problema. Ainda assim, captei algumas cenas, que retratam um pouquinho do Nepal.

DSC02117-NepalLojas de pipas. Mulher parece estar gritando comigo, convidando a entrar na loja.

DSC02119-Nepal

DSC02120-NepalDSC02124-NepalVendedores ambulantes de frutas.

DSC02151-NepalMenino recolhe lixo, lá atras, vê-se outro menino sentado (logo depois da porta). O  trabalho e o abandono infantil é comum no Nepal.DSC02154-NepalSapateiro conserta sandálias e fregues aguarda sentado num caixote, paciente.DSC02434-NepalSapateiro / engraxate aguarda cliente. O que me surpreendeu nesta foto é o pé-de-ferro. Meu pai tinha um,igualzinho, o mesmo design. Tenho este pé-de-ferro até hoje.

DSC02289-NepalUm barzinho fuleiro, do tipo “frito na hora”. As manchas brancas no chão são de farinha, e o recepiente branco deve ser o quitute a ser fritado na hora. E aí, vamos encarar ? Até hoje, ninguem morreu.

DSC02426-NepalMais um barzinho muquifo, do tipo “Jesus me chama”.

DSC02291-NepalArtesanato – cerâmica. Os pratinhos pequenos são usados para queimar velas em templos.

DSC02365-Nepal

Loja de artesanatos.

DSC02365-Nepal-detalheLoja de artesanatos (corte da foto anterior). O cartaz na foto oferece filme para fotografia, ASA 200, 40 exposições; e fita cassete (!).

DSC02387-Nepal-pratos descartaveisMenina vende pratos descartáveis, feito de folhas vejetais. Ecologicamente super-correto.

DSC02389-NepalPonto de taxi-riquixá.

DSC02425-NepalVendedor de romãs. Lá atras, o dono do bar porcalhão joga o esgoto na calçada. Sujeira no Nepal é coisa séria.

DSC02435-NepalMais um barzinho em Kathmandu.

DSC02438-NepalBovinos sagrados na sombra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário