sábado, 16 de fevereiro de 2013

Açougue nepales

 

Das curiosidades da India e Nepal, a que mais salta aos olhos é o modo que eles vendem carne. Na India, vimos pouca carne à venda, por ser um país muito veggie, e também por que a carne é muito cara. Na India, as vacas e bois são sagrados e o porco é um animal considerado impuro, por isso não há muito consumo de carne.

No Nepal (e na India), os açougues são coisas que causam estranheza, a carne é vendida sem controle sanitário nenhum, sem qualquer tipo de cuidado. Eu já vi situação semelhante no nordeste do Brasil, mas isso foi há muito tempo atrás. DSC02348-Nepal

Rapaz trabalhando com carne, e um cachorro fica a espera de alguma sobra.

A falta de refrigeração tem lá sua justificativa, afinal tanto Nepal quanto India não tem energia eletrica farta e barata. Nestes paises os blecautes são frequentes, todos os dias, e várias vezes ao dia. Se os ecologistas não deixarem sair a Belo Monte, corremos o risco de ficar na mesma situação.

DSC02409-Nepal-crop1

Mulher vende carne de cabrito. Atrás da porta, sem querer, captei uma mão que parece postada em oração.

A impressão que se tem é que a produção e comércio de carne no Nepal é uma atividade artesanal, informal. A mulher da foto acima, por exemplo, parece que vende carne de cabrito em frente a sua casa, e posso jurar que foi ela que criou e abateu o animal.

DSC02351-Nepal-cropPorco a venda. Atras, carnes ao sol. Ao fundo, frangos.

DSC02350-Nepal-crop1Frangos gordos a venda, e ao sol.

DSC02432-NepalMulher vende carne de frango, numa avenida movimentada de Kathmandu. A água do balde deve ser para dar uma lavadinha no frango, antes de entrega-lo ao cliente. O chão está bem molhado, ela vendeu bem hoje.

DSC02428-NepalSolange em frente a um expositor de carne de cabrito. Lá atrás, Coca-Cola, isso voce acha em todos os confins do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário